segunda-feira, 9 de junho de 2014

Contabilidade fica entre as dez carreiras mais procuradas no vestibular

Segundo dados do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação, a Demanda por cursos de engenharia e contabilidade quase dobrou no segundo semestre de 2013, fazendo com que as duas carreiras entrassem no ranking das dez mais procuradas pelos jovens. O sistema é utilizado para a seleção dos alunos das faculdades federais por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Engenharia civil e ciências contábeis, que estavam fora do ranking do segundo semestre de 2013, aparecem na 4ª e na 8ª posição entre os cursos com o maior número de inscrições este ano – foram 34,1 mil e 28 mil candidaturas, respectivamente. Engenharia perde apenas para medicina, administração e direito, tradicionalmente os cursos mais demandados do país, segundo dados do MEC.

“O mercado procura profissionais qualificados e os jovens começam a perceber que determinadas posições passam a ser mais valorizadas. Nesse sentido, ele tenta ser mais assertivo na escolha da carreira, unindo interesses pessoais e chances mais elevadas de empregabilidade”, analisa Márcia Almström, diretora de recursos humanos da Manpower.

Segundo levantamento da consultoria, engenharia é a 3ª carreira com a maior dificuldade de atrair profissionais. Contabilidade e finanças aparecem em 6º lugar no ranking.

Segundo Maíra Habimorad, sócia da Cia de Talentos, o aumento da Demanda por carreiras que apresentam grande escassez de profissionais qualificados terá um efeito positivo no mercado de trabalho, mas o cenário ainda será de disputa acirrada por talentos nos próximos dez anos.

“Ainda é mais fácil realocar profissionais de engenharia para o mercado financeiro, assim como contratar economistas para auditorias de contabilidade. Isso porque o maior problema para o desenvolvimento e atração de talentos em áreas mais técnicas está na estrutura organizacional das empresas”, conta Maíra.

A executiva destaca que os planos de carreira para cargos de gestão são melhores que os da área técnica, desmotivando a permanência dos talentos em profissões como engenharia. “Os salários são mais atraentes para os administradores, o que leva os técnicos a almejar posições de gestão ao longo da carreira”, explica.

Profissões mais desejadas

Fonte: Sisu, MEC
Curso N. de inscrições (em mil)
Medicina 90,9
Administração 65,8
Direito 65,1
Engenharia civil 34,1
Psicologia 33,3
Educação física 32,9
Pedagogia 31,9
Ciências contábeis 28
Análise de sistemas 23,5
Enfermagem 22,8

Fonte: Valor Econômico

3 comentários:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada, até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  2. Falam muito sobre as profissões de tecnologia, mas a contabilidade é eterna. A facilidade para abrir pequena e média empresa gerou ainda mais empregos no setor.

    ResponderExcluir
  3. Procura um empréstimo empresarial, um crédito pessoal, um crédito hipotecário, um crédito automóvel, um crédito estudantil, um crédito não garantido para consolidação, um financiamento de projectos, etc. Ou simplesmente recusa um empréstimo de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e pessoas físicas com uma taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo garantido e urgente. Para obter mais informações, envie um e-mail hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com. / whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir